sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Felicidade e a Sabedoria. (Provérbios 3.13-26)

Dinheiro, jogos, amizades, relacionamentos, aparência, búzios, tarôs, imagens: é incrível como nós, seres humanos, criamos e depositamos nosso futuro, nossa felicidade em coisas que nunca irão trazê-la de forma plena. Hoje em dia, inúmeros são os recursos e fórmulas que nos prometem uma vida eternamente feliz, uma vida tranqüila e sem turbulências. E nós, como crianças ingênuas (e muitas vezes ingenuamente mesmo), temos caído nesses caminhos e por ali ficamos, enganando aqueles que estão ao nosso redor mas, principalmente, enganando a nós mesmos.

Mas hoje, eu te convido a refletirmos sobre como alcançar a felicidade. E primeiramente eu te pergunto: O que representa a tua felicidade? Recentemente perguntei à várias pessoas o que realmente a felicidade representava para elas. Diversas foram as respostas: “Felicidade é viver bem com Deus e com minha família.” “Felicidade é realizar todos os meus projetos de vida.” “Felicidade é viver alegre e ao redor das pessoas que eu amo.” “Felicidade é estar no centro da vontade de Deus.” De fato,a felicidade passa por tudo isso!

Se pararmos para analisar essas citações veremos que a nossa felicidade está intimamente atrelada à um atributo que muito é almejado por todos, mas que ,infelizmente, esquecemos de buscá-lo ou utilizá-lo: a SABEDORIA. Digo isto porque para se ter um bom relacionamento com Deus e com sua família é necessário sabedoria para ouvir a voz de Deus e segui-la. É preciso sabedoria para ser luz em casa (fazer a diferença). Para se realizar os projetos de vida necessita-se da sabedoria para agir de maneira correta e tomar decisões relevantes. A sabedoria se faz necessária na questão do saber cativar as pessoas e trazê-las para nosso convívio. Para se estar no centro da vontade de Deus, a Sua sabedoria deve estar presente em nossas mentes e em nosso coração.

Enfim, vimos que a felicidade anda de mãos dadas com a sabedoria. E sabedoria não é simplesmente saber tudo, mas é saber onde encontrar tudo na hora certa para transformar dificuldades em ações inteligentes e sensatas. O livro de Provérbios nos ensina muito sobre a relação Felicidade X Sabedoria. No capítulo 3, a partir do verso 13 a palavra de Deus diz que Bem aventurado(Feliz) é o homem que acha a sabedoria, e o homem que adquire o conhecimento. A sabedoria vale muito mais do que a prata e o mais fino ouro. “Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.”

Neste âmbito, vemos que a sabedoria é muito mais valiosa que qualquer bem material que possamos adquirir. No mundo capitalista e globalizado em que vivemos, difundiu-se a mentalidade do “ter”. A felicidade encontra-se no ter aquilo que nos é imposto como crucial para sermos felizes. Mentes são direcionadas à um consumismo compulsivo na busca de satisfazer suas “necessidades” e desse modo serem pessoas felizes com aquilo que podem possuir. Porém a bíblia nos mostra que nada disso tem valor perto do que o homem ganha ao buscar a sabedoria.

Viver de maneira sábia permite desfrutarmos das riquezas (tanto materiais, mas principalmente espirituais). Faz-nos ser ricos de coração e de espírito. Leva-nos à caminhos de delícias e de paz. Neste mundo conturbado, turbulento e violento, viver em paz tornou-se um grande desafio. Seja no trânsito, na empresa, na escola ou em casa, a paz tem ficado em segundo plano e o que se vê são ambientes de extrema tensão e estresse. Mas a bíblia nos garante que aquele que busca a sabedoria trilhará caminhos de paz. Quando agimos com sabedoria sabemos o que falar e como falar com as pessoas, tomamos decisões sensatas e agimos com cautela, sempre em benefício do todo. Mesmo em momentos de agitação e dificuldade encontramos serenidade e tranqüilidade para fazer tudo da maneira mais sábia possível.



Explorando mais o trecho em questão, os versos 19 e 20 falam sobre a criação da terra. Interessante como o versículo começa falando que o Senhor, com sabedoria, fundou a terra. E eu refletindo nesse texto e olhando pela janela parei e concluí que o mundo é o reflexo notório da extrema sabedoria de Deus. Você já parou para reparar como o mundo é perfeito? Como tudo se encaixa e vive num constante equilíbrio? Como a natureza é interligada e tudo segue uma ordem lógica das coisas? Você já viu como o corpo humano é perfeito? Todos os sistemas interligados funcionando conjuntamente!!! Só o nosso Deus seria capaz de criar esse emaranhado de formas e organismos tão complexos e perfeitos. Deus nos mostra com isso que não devemos nos esquecer desse exemplo magno de sabedoria: o Seu próprio exemplo.

Mas assim, falamos tanto sobre a tal sabedoria para alcançarmos a felicidade; mas, onde achar essa sabedoria? Este texto nos diz para nunca esquecermos de onde vem a verdadeira sabedoria. Esta sabedoria vem do Senhor, do nosso bom Deus! E, falando sobre sabedoria vinda de Deus, é inevitável não lembrarmos de um exemplo presente na Bíblia: o exemplo de SALOMÃO. Deus certo dia apareceu a Salomão em sonhos e ordenou que ele lhe pedisse qualquer coisa e isto lhe seria dado. Se eu te perguntasse hoje, o que você pediria a Deus? Talveeeez....Um carro? Uma casa? Dinheiro? Uma namorada? Um emprego É...creio que muitos de nós, inclusive eu, nunca pensaríamos em pedir sabedoria.

Mas Salomão pediu a Deus um coração entendido, pediu que Deus lhe desse sabedoria e prontamente Deus atendeu. Interessante é que não só isso Deus permitiu que Salomão tivesse: “E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo. Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias. ( I Reis 3. 11-13). Assim voltamos para o começo da reflexão, no texto de provérbios, e comprovamos que a sabedoria realmente nos proporciona uma série de coisas (vida longa, riqueza, honra, paz). Porém, acima de tudo, a sabedoria nos traz FELICIDADE!

Deste modo percebemos que ser feliz envolve um viver com sabedoria. Então busque ser feliz no Senhor. Peça para que Ele te dê sabedoria e um coração entendido, para que tudo aquilo que tu faças seja conforme a vontade Dele na tua vida. Leia a Bíblia, ela é O manual da felicidade. Medite na palavra de Deus, busque cada dia mais viver uma vida conforme Deus quer pra ti. Não há caminho melhor e mais feliz do que andar nos caminhos de Deus. Mesmo que venham os problemas (e eles vão vir), mesmo que passes por aflição, se estiveres confiante no Senhor, te deitarás e não temerás o pavor repentino nem a investida dos perversos; pelo contrário, teu sono será suave. Descansar em Deus é o melhor modo para se viver tranqüilo e feliz. E nunca esqueça que é somente Nele (Cristo) que podemos ter a certeza que alcançaremos a PLENA FELICIDADE: a felicidade de alcançarmos a VIDA ETERNA!


Deus nos abençoe

Luide Marinho

2 comentários:

  1. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir
  2. Muito bonita a postagem, para algumas pessoas a mensagem pode até ser clichê, mas pra quem foi tocado não é só uma postagem, não é só uma mensagem. É uma verdade, filosoficamente falando, verdade: incontestável, imutável, lei.

    visitem meu blog:
    www.laescrituraria.blogspot.com
    www.complexodasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir